Macaquinhos

16 julho, 2009
Escolas... Não vou mentir, sempre detestei! Desde o jardim de infância até hoje, no ensino superior. Muitas vezes desejei que todas elas (principalmente a minha) voasse pelos ares e já pensei em várias planos malignos... É claro que a maneira mais simples de todas seria colocar umas 250 bananas de dinamite em qualquer canto e acioná-las durante à noite. E aí... BOOOM! Mas, pensando melhor, eu cheguei à conclusão de isso só nos renderia alguns meses de recesso. Logo eles construiriam novas escolas e teríamos que voltar a frequentá-las. Então... Isso não resolveria o caso.

Certo dia, depois de pensar em vários outros planos mirabolantes para nunca mais ter que ir à aula, eu e meu stress empacamos em duas perguntinhas: Ir à escola é essencial? Existe algum propósito além do de receber aquele TAL pedaço de papel? Sinceramente, eu acho que 50% do que aprendemos lá não acrescenta em nada na nossa vida. Além do mais, tem gente que depois de 20 estudando ainda não tem nada na cabeça. Não sei se todo mundo já se deu conta, mas escola não ensina a viver nem a ter educação. Pensando nisso, a minha ideia é seguinte: E se aprendêssemos só o que é útil? Ao invés daquelas baboseiras que não servem pra nada além de encher linhas de caderno, ocuparíamos as nossas mentes (e nosso tempo) com o essencial e o que poderá ser aplicado na vida. Nada de fórmulas idiotas e decoreba.

Essa ideia não eliminaria as escolas totalmente, mas ao menos diminuiria e muito o tempo que perdemos adquirindo instruções desinteressantes. Sim, saberíamos o Be-A-Ba, a matemática e algumas coisitas mas, mas o mais importante de tudo seria o conhecimento de mundo, o amor ao próximo e a formação de opinião. E, logo que soubéssemos qual é a nossa vocação, aprenderíamos também uma profissão.

Não sei se eu ia gostar de escola se as coisas fossem assim, acho que não resolveria meu caso, pois meus problema está na convivência com as pessoas. Mas, ao menos seria um incentivo a mais, não só pra mim, como pra todos os estudantes enfadados do Brasil. Estudar finalmente seria algo atraente e todos veriam a sua importância. Ninguém ia querer matar aula ou usar drogas ao invés de ir à escola, visto que todos enxergariam seu próprio futuro nos estudos. Ah! E nada de escolas particulares! Todos teriam acesso ao ensino de qualidade, já que o tempo que demoramos para nos formar diminuiria e o governo investiria menos em cada aluno e mais na qualidade como um todo.

Seria realmente muito bom, heim? Doce utopia! Eu e você sabemos que não dá pra contar com o governo, muito menos pra melhorar a educação. Eles dizem que sim, gostariam de um país melhor e bla bla bla... Só que pra eles não interessa que os brasileiros tenham conhecimento, eles querem cidadãos-macaquinhos: Nada vejo, nada ouço, nada FALO... Burros como uma porta! Se formos pensar direitinho, até que tem lógica essa linha de raciocínio... Imagina se um Brasil inteligente, bem informado e com opinião própria ia eleger representantes tão corruptos?! Claro que não! A festa ia acabar, neh, gente? Então, melhor deixar como está... Milhões de analfabetos, outros milhões de pessoas sem opinião própria e mais uns trilhões de mal-informados. Assim a nossa pátria adorada (salve, salve!) vai caminhando, lado a lado com a ignorância... Que país é esse, heim?