Jardim de Keukenhof

22 novembro, 2012
Uma das coisas que mais me deprime é pensar nos lugares do mundo que eu nunca fui e provavelmente nunca poderei ir. Não sou o tipo de pessoa que vive se lamentando por ser pobre e babando na frente de vitrines; graças ao meu bom senso não desenvolvi o consumismo, aquela necessidade visceral de TER isso e aquilo da moda. Pelo contrário, procuro cultivar o desapego o máximo possível. Mas, se existe um motivo que me faz às vezes desejar ser bem de vida, certamente é viajar e exercer meu direito universal de ir e vir. Não sei se é porque moro numa cidade feia e sem atrativos, ou porque a grama do vizinho é sempre mais verde, mas meus olhos e desejos sempre estão voltados para o exterior, principalmente –mas não só– Europa. Meu coração palpita, de verdade; meus olhos brilham e minha boca saliva. Amo livros, reportagens, filmes, imagens, o que for sobre viagens. Então, num acesso de masoquismo, tive a idéia de pautar os lugares que eu gostaria de ir, lugares especiais que fazem vibrar meus anseios nômades. Ando precisada de inspiração, esse é o motivo principal, eu acho. E também porque no fundo acredito naquela baboseira de lei da atração.

Enfim, para começar escolhi um local na Holanda, país que simpatizo muito, pois me remete à sensação de ventos invernais no rosto e cheiro de verduras frescas e tem maconha liberada. Hoje estava pesquisando sobre tulipas e vim saber da existência do Jardim de Keukenhof, próximo a Amsterdã, que é simplesmente o maior jardim de flores do mundo! Lá são plantados milhões de bulbos (são como ‘cebolas’, que dão origem a plantas lindas como tulipas e lírios) todos os anos, fora outros tipos de formas vegetais graciosas, então o resultado é um lugar com flores e árvores de todas as cores e feitios, ocupando 32 hectares de largura.


A história do lugar também é interessante, o nome significa, em português, "Jardim da Cozinha", pois em tempos antigos era uma área de caça e local de coleta de ervas aromáticas dos donos de um castelo. Um pouco mais tarde se tornou um jardim particular e hoje é propriedade de uma Fundação e aberto para visitação durante dois meses por ano, que é a época da primavera naquele país. Nem preciso dizer que deve ser um lugar mágico e perfumado, inebriante! As fotos não mentem.


Por coincidência, um dia depois de fazer o rascunho desse texto, comecei a ler A Culpa É das Estrelas e a história tem toda uma relação com Amsterdã, e aí lembrei também da casa da Anny Frank, o que fez aumentar algumas dezenas de vezes minha vontade de ir para aqueles lados. Vontade que nesta vida tem chances quase nulas de ser realizada, mas tudo bem... Fico um pouco feliz só pelo fato de existir um lugar assim no mundo.


Estas fotos eu retirei do site oficial de Keukenhof e tem muito mais aqui.
Outras fontes: Brasileiros na Holanda e Dicas de Turismo.