Aprender Com a Vida

25 agosto, 2009
"É só você que tem a cura pro vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi..."

Nostalgia é uma das palavras que me definem. Meu coração sente saudade o tempo todo do passado. Me lembro da minha infância, dos aniversários, das fantasias pueris, da adolescência conturbada, dos excessos da depressão, do primeiro beijo. Tudo isso pesa quando eu tento me definir como alguém feliz, normal ou satisfeita. A pessoa que escreve aqui agora não é a mesma de anos trás. As experiências vividas, ano após ano, fase após fase, modificaram e modificam meu EU. É como um quebra-cabeça que a cada nova peça vai se tornando uma figura diferente.

Sentir nostalgia é uma forma de homenagear o passado, de olhar pra trás e recordar os sentimentos, as cores, o gosto das experiências que hoje não passam de páginas viradas sujeitas às traças do esquecimento. O melhor que isso pode nos acrescentar é poder ver tudo por um ângulo diferente, já sem as ilusões e sentimentos à flor da pele que em certas ocasiões nos impedem de ver a verdade às vezes tão óbvia. Isso se chama" aprender com a vida".