Preguiça

01 agosto, 2013

Já perdi as contas de quantas vezes fui lembrada da obrigação que tenho de me graduar antes que seja tarde demais, pois só assim poderia garantir um futuro e... nã-nã-nã. É tipo a verdade das verdades, principalmente entre pessoas mais velhas que se convenceram de que pra elas não há mais tempo, então resta salvar a próxima geração contando sua história triste e exemplificando o quanto era difícil em seu tempo e o quanto hoje em dia é fácil e tem oportunidade caindo do céu. Não tiro o valor dramático da história dessas pessoas, que muitas vezes foi realmente muito sofrida e provavelmente elas têm razão e só querem dar bons conselhos.

Mas, eu me sinto um pouco magoada e invadida quando me vejo no meio de um sermão desses, pois parece que o único projeto de vida válido começa numa faculdade, o que no primeiro momento depende apenas do fator financeiro pra se concretizar. Ou seja, na cabeça dessas pessoas, quem é pobre e não sai por aí desesperado pra conseguir uma bolsa do ENEM só pode ser preguiçoso ou burro demais. Maturidade emocional, respaldo familiar, auto-estima, e vontade de fazer faculdade não contam. Basta serem eliminados os percalços financeiros e letś go!

Eu sei que não sou preguiçosa e acho que não muito tapada. Também não tenho uma história de vida sofrida digna de romances da Jane Austen, mas vamos dizer que as coisas não fluíram tão bem, então tive e tenho alguns percalços emocionais a serem vencidos. Isso quer dizer que talvez eu não caminhe no mesmo ritmo das pessoas 'promissoras', mas estou me educando pra não acreditar que isso faz de mim um fracasso. Eu estou aprendendo a estimar meu crescimento diário, as pequenas conquistas que me fazem mais forte. No momento, o futuro a longo prazo não é minha preocupação, e pretendo que nunca seja. Por isso, meus projetos de vida atuais incluem ser PHD em auto conhecimento, profissional em auto-estima, expert em humildade verdadeira, doutora na ciência de recuperar o tempo perdido. Quem sabe um dia poderei ter um diploma, quem sabe poderei mudar o mundo sem nem ao menos ter graduação. Sinceramente não sei e como todo mundo, não sei até quando estarei aqui pra realizar coisas.

 É  se sentir pressionada a alçar vôo quando ainda estou andando vacilante.

Nenhum comentário: